No último dia 18 de março fui assistir o espetáculo Heathers no teatro em Brighton, inspirado no filme de 1989 protagonizado por Winnona Rider.
Para quem nunca assistiu o filme, tal como eu, a primeira impressão pelo cartaz seria uma mistura de Patricinhas de Beverly Hills da década de 90, ou o filme teen co-estrelado pela então estrela teen Lindsay Lohan, em Garotas Malvadas, ou mesmo o filme High School Music, porém não!
Parece pela capa, mas nunca julgue o livro ou, nesse caso, não julgue o filme pela capa, não é mesmo?!!!
Heathers é um musical caótico do início ao fim, fala de temas complexos como obesidade, estupro, bullying, suícidio e assassinado, além das temáticas juvenis, tais como, sexo.
Os protagonistas tem 17 anos, estudam em uma escola e estão na High School, no Brasil seria o nosso Ensino Médio.
E como toda escola americana, os alunos são divididos entre o grupo das patricinhas/populares as três Heathers, os nerds, os esportistas, etc.
E então se inicia a história, quando Verônica fica amiga das três garotas mais populares do colégio.
No teatro possuía placas informando que na produção continha fumaça, ruídos altos, incluindo tiros, luzes piscando, linguagem forte e temas adultos, incluindo assassinato, suicídio, violência sexual e referências a distúrbios alimentares. A discrição do público é aconselhada.
Tempo de duração: 2h30min
Recomendação – faixa etária: 14+
E mesmo com as advertências posicionadas em diversos pontos do local, muitas mães levaram crianças para assistir, provavelmente pensando que seria uma comédia teen.
O que teve de pais tampando os olhos dos filhos em alguns momentos da peça não foi brincadeira… o embaraço era notório. Lembrete aos navegantes, sempre chequem a classificação indicativa, principalmente no teatro, pois por ser ao vivo, improvisações acontecem, e algumas palavras inadequadas também podem sair do palco ou da plateia.

Foto: Manchester evening

Foto: Seatplan
Um pouco mais sobre o espetacúlo:
High school can be murder
A história se passa na escola Westerburg High e conta a história de Veronica Sawyer uma garota inteligente, mas que não entende o porquê existe tanta desunião na escola entre os alunos.
Ela faz o possível para sobreviver ao último ano e vê uma oportunidade de ser ouvida, mesmo popular, quando torna-se integrantes das mimadas Heathers.
O par romântico de Veronica é o novo aluno da escola Jason “JD” Dean, um jovem atraente e misterioso.
Após uma briga com a Heather Chandler (interpretada pela atriz teatral Verity Thompson), a soberana entre as Hearther, ela promete humilhar Verônica (Jenna Innes) na segunda-feira quando retornasse a escola.
Nessa noite Veronica tem sua primeira noite com JD, e ambos planejam se vingar da então bruxa má da escola, o plano sai fora de controle e ao oferecem um chá para Heather com produto de limpeza, ela acaba morrendo.
Eles arrumam a cena tentando transparecer que foi um suicídio da garota, após isso acontecem mais dois assassinatos pelos mesmos protagonistas.
As outras duas Heathers tem um novo protagonismo na escola, enquanto Heather Duke (Elise Zavou) quer tomar o lugar de Chandler, Heather McNamara (Billie Bowman) fica extremamente abalada pela morte da amiga.
É nesse momento que ambas convidam, Veronica para ir para um lugar isolado para conversarem com elas, porém é uma emboscada e oferecem a garota para os dois garotos mais populares da escola: Kurt Kelly (Alex Woodward) e Ram Sweeney (Morgan Jackson) já que ambas estavam sem interesse neles.
Veronica consegue escapar, e fala com seu namorado JD, que promete se vingar dos dois, e é o que acontece.
O show conta ainda sobre bullying sofrido por Martha Dunnstock (Kingsley Morton), melhor amiga de Veronica e apaixonada por Ram Sweeney, ela tem uma paixão platônica pelo rapaz desde a pré-escola e fica desolada quando esse morre.
No final Veronica descobre que JD é um psicopata e tenta pará-lo antes que a situação fique ainda pior, e assim ela o faz.
Heathers tornou-se um novo musical extremamente popular no Reino Unido e foi adaptado para o palco pelo compositor Laurence O’Keefe (Legalmente Loira, o Musical) e pelo escritor/letrista Kevin Murphy.
Os fãs do filme podem desfrutar de seus maiores, mais sangrentos e sombrios momentos hilários reimaginados com a ajuda de canções irresistíveis, incluindo “Candy Store”, “Seventeen” e “Dead Girl Walking”.
Não é uma história impactante que vai fazer você sair do teatro suspirando, pelo contrário é humor negro do início ao fim, para quem gosta do genêro é uma boa pedida, agora se você gosta de textos mais profundos com uma mensagem impactante e de inspiração no final, esse espetáculo, definitivamente, não deve ser considerado como opção.
O elenco atuou muito bem e as músicas, realmente, são muito boas.
Veronica conta a história desde o início na primeira pessoa, seria um contato direto com o público pelo seu diário pessoal.
September 1st, 1989
Trecho retirado do panfleto de Heathers.
Dear diary,
I think I’m good person. I believe there’s good in everyone.
But here we are, first day of senior year.
I look at these kids I’ve known all my life and I wonder: what happened?
No final Veronica transforma a escola e vira a nova xerife, porém ficando impune de represália daquilo que fez.