Ainda está sendo muito comentado sobre a coroação do Rei Charles no dia 06 de maio de 2023, o que tornará essa data, mais um feriado no Reino Unido.
Charles Philip Arhtur George Windsor, ou mais conhecido como princípe Charles, será o novo rei após 70 anos de reinado de sua mãe a rainha Elizabeth II.
Em meio a todos os preparativos para o evento, Charles lida ainda com as manifestações em desacordo com a monarquia. Os protestantes intitulam frases como He is not my King! – Ele não é meu rei.
Particularmente este é um movimento com mais inclinação entre os jovens, já que os britânicos mais velhos, principalmente os acima dos 60 anos, conforme resultados da pesquisa pelo YouGov do Reino Unido, sendo que 58% da população amam a ideia da realeza que movimenta muito dinheiro com turismo para Londres.
E nos 45 minutos do segundo tempo a CBC Canadense faz um entrevista às vésperas da coroação, o que gerou muita repercursão na terrinha agora do rei Charles III.
A entrevista que movimentou os últimos dias antes da coroação foi com a princesa Anne

Imagem Revista People
“My mother was the Queen for a very long time. And although you kind of know that this might happen, you don’t really think about it very much — not least of all because the monarchy is about continuity.”
Princess Anne
No dia 02 de maio a princesa Anne Elizabeth Alice Louise de 72 anos, é a 16ª na linha de sucessão ao trono.
Conhecida por sua discrição e trabalho árduo para a realeza britânica, é a monarca mais envolvida nas tarefas reais além de mais de 300 instituições de caridade.
Anne não concede muitas entrevistas, mas abriu uma exceção a CBC canadense a principal correspondente da emissora Adrienne Arsenault.
(vale lembrar que Charles é rei também no Canadá)
E desde então os borburrinhos da repercursão dessa entrevista estão recheando os tabloides britânicos.
Abaixo destaco alguns pontos relevantes da entrevista:
Quando perguntava sobre como seria Charles como rei, Anne usa o famoso humor britânico dizendo que ele já estava praticado já faz algum tempo para essa função.
A reporter relembra a coroação de Elizabeth II em 1953 em que Charles ainda era criança e assistiu a todo o evento. Anne ressalta que não participou então pouco lembra.
Um dos pontos mais sinalizados posteriormente a entrevista foi referente a fala de Charles que pretende “enxugar” a monarquia o que Anne demonstrou ser contrária ao irmão.
Nesse contexto vale lembrar que a coroação desse ano contará com apenas 2.200 convidados em constrate com os 10 mil que compareceram na da rainha Elizabeth II.
Em outro momento a jornalista relembra a morte de ser pai o Principe Philip, e que durante a cerimônia as cameras captaram em muitos momentos Anne.
Segundo Anne o Covid foi um período difícil para seu pai, porque perdeu contatos de pessoas que ele gostava de conversar o que o deixava “interessado”, acrescentando que a mudança para online não funcionou para todos
Quando questionada sobre imagem da rainha sozinha na Capela de São Jorge no dia do enterro de seu pai. Anne responde que foi bom não ter notado naquele momento a cena, vale ressaltar que ela estava envolvida com o enterro assim como os demais membros da realeza.
No Jubilee de 70 anos de coroação pessoas gritavam “Thank you para a rainha, Adrienne questiona a Anne se sua mãe sentia o agradecimento das pessoas a ela, pelo cumprimento da missão. Anne disse que sim.
A princesa tem um caráter mais discreto, assim as respostas eram curtas e aparentemente sinceras e rispidas em alguns momentos pontuais.
Sobre a reparação histórica por problemas referentes a escravidão das ex-colônias do Reino Unido, Anne foi um pouco ainda mais enfatica em sua resposta.
O rei Charles em discurso em Ruanda na reunião de chefes de governo da Commonwealth em 2022, sinalizou que apoiaria a investigação sobre os laços da Coroa com a escravidão.
Nesse mesmo contexto o Palácio de Buckingham divulgou um comunicado em 6 de abril, dizendo que a Casa Real apoiaria a pesquisa por meio do acesso à Coleção Real e aos Arquivos Reais.
Anne diz que não é realmente um assunto da qual gostaria de conversar. E diz que possui “uma perspetiva histórica um pouco diferente, talvez mais realista“.
Sobre a morte de sua mãe, Anne ressalta: “A minha mãe foi rainha durante muito tempo. E embora você meio que saiba que isso pode acontecer, você realmente não pensa muito sobre isso – até porque a monarquia é sobre continuidade.”
- Para você que não assistiu a entrevista na integra ela encontrasse disponível no canal da CBC no Youtube.
Assim segue-se mais um reinado em meio a discussões em outros países sobre a real importância da monarquia e continuidade da mesma.
Embora alguns membros se desvincularam nos últimos anos,gerando muita repercursão negativa, ainda existe muitas pessoas que gostam da ideia de reis, rainhas, princípes e princesas.
Cabe ao Rei Charles criar mecanismos para a manutenção da entidade e a estabilidade necessária para que ela não se esvaideza em meio aos constantes escandalos que continuam povoando os tablóides.
O novo rei não só do Reino Unido, do Commonwealth, mas também líder da Igreja Anglicana e uma das personalidades chaves na diplomacia do mundo atual.
*Igreja Anglicana: fundada no reinado do rei casamenteiro Henry VIII na idade média,
REFERENCES
CBC. Source: https://www.cbc.ca/news/world/watch-princess-anne-says-you-know-what-you-re-getting-with-her-brother-king-charles-1.6827416. Accessed May 2023
People. Source: https://people.com/royals/princess-anne-talks-queen-elizabeth-sitting-alone-prince-philip-funeral/. Accessed May 2023.