Então chegou um dos feriados mais aguardados por aqui o Halloween!
Casas decoradas com abóboras, opss… com o Jack Lanterna!
Aqui é um dos dias mais esperados do ano, apenas atrás do Natal e Páscoa.
Por trás do Halloween, existe uma história fascinante, especialmente porque foi no Reino Unido que essa tradição teve início com o povo celta, considerado ancestral dos irlandeses e galeses. Esses povos viveram na Europa Central entre 600 a.C. e 600 d.C. e, ao longo do tempo, expandiram-se por todo o continente europeu, chegando até a região da Ásia Menor, na atual Turquia.
O Samhain, celebrado anualmente entre 31 de outubro e 1º de novembro, era um dos eventos mais significativos no calendário celta. Marcava não apenas o final da colheita antes do inverno, mas também o início do ano novo para os celtas.
Os celtas eram um povo que acreditava na reencarnação e acreditavam que a morte era apenas uma passagem a ser feita no ciclo da vida (Nascimento, Vida, Morte). Por isso, não sofriam tanto com a perda de seus entes queridos, pois acreditavam na continuidade da vida do espírito, que retornaria à Terra.
Como acreditavam na vida após a morte, os celtas costumavam esculpir nabos com rostos macabros para afastar os maus espíritos, o que seria uma antecipação do que seria adotado futuramente como o ‘Stingy Jack’.
May the road rise up to meet you. May the wind be always at your back. May the sun shine warm upon your face; the rains fall soft upon your fields and until we meet again, may God hold you in the palm of His hand.
Oração Celta
Que a estrada se levante para encontrá-lo. Que o vento esteja sempre em suas costas. Que o sol brilhe quente em seu rosto; as chuvas caem suavemente sobre seus campos e até nos encontrarmos novamente, que Deus o mantenha na palma de sua mão.
É uma bênção irlandesa que foi passada de geração em geração, representando uma forma tradicional de desejar boa sorte e fortuna a alguém em sua jornada pela vida. Originalmente escrita em língua irlandesa, a oração, cujo autor permanece desconhecido, apresenta três elementos principais: o vento, o sol e a chuva, destacando assim a profunda conexão dos celtas com a natureza.
No Reino Unido no inverno por volta das 17h, começa a escurecer, e é comum ver as crianças batendo de porta em porta após às 18 horas, fazendo a famosa pergunta “doces ou travessuras?”. Existe uma regra informal: se a casa não estiver decorada ou se a luz da frente estiver apagada, isso significa que ‘criaturas’ travessas não são bem-vindas e provavelmente não receberão doces.
Caso contrário os “monstrinhos” serão bem recebidos… e o povo capricha na decoração…
As crianças pequenas vão com os pais buscar os doces e travessuras e os adolescentes após às 20horas.
Um detalhe interessante é que no sul da Inglaterra sempre chove no dia 31 de outubro, sim as bruxas estão soltas e o frio também. Tem que ter muita animação para passar nas casas, mas as crianças adoram, isso posso garantir.
Uma pisciana raiz, com grande amor pela vida e por aprender!
No campo estudantil sou formada em Secretariado Executivo - Unesc.
Especialista em Metodologia da Língua Inglesa e Espanhola - UcamProminas,
Especialista em Tecnologias na Educação Profissional - IFSC e cursando Pós-graduação em Gestão Pública para a Educação Profissional e Tecnológica - IFSC
Credenciada como Jornalista Freelancer pelo British College de Jornalismo desde 2018.
Boa leitura a todos! Sue
Ver todos os posts de Sue Allen