No início de janeiro para iniciar o ano de 2024 com boas vibrações, nada melhor do que visitar uma das cidades mais bonitas e históricas da Inglaterra: a Cantuária, também conhecida pelo seu nome em inglês pelo nome de Canterbury é uma cidade do sudeste da Inglaterra pertencente ao condado de Kent.
Kent conta com vários monumentos históricos datados do século 10, lojas diversas e ambiente bem pitoresco inglês, ah, e é a terrinha do ator inglês Orlando Bloom.
No centro a história é diferente, Canterbury é o principal centro religioso do Reino Unido por abrigar o líder espiritual da igreja Anglicana (igreja da Inglaterra), o Arcebispo de Canterburry, com sede espiritual na Catedral da Cantuária.
Cantuária é um destino turístico popular: consistentemente uma das cidades mais visitadas no Reino Unido.
Sobre a catedral da Cantuária é um dos mais antigos e mais conhecidos templos do cristianismo da Inglaterra.
























Foi construída em pedra de Caen e está classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, englobada no sítio com o nome Catedral, Abadia de Santo Agostinho e Igreja de São Martinho em Cantuária.
O primeiro arcebispo da catedral foi Agostinho de Cantuária, não é o filósofo São Agostinho, lembrem disso para não confundirem.
Agostinho tinha sido abade da abadia beneditina de Santo André em Roma, e foi enviado a Inglaterra pelo Papa Gregório I Magno, chegando à Grã-Bretanha em 597 onde é datada a fundação da Catedral.
Investigações arqueológicas realizadas nas fundações do edifício em 1993 revelaram os restos desta primeira etapa saxónica da catedral, que tinha sido construída ao lado de uma antiga via romana. Esta igreja primitiva era dedicada a São Salvador.
Esta abadia foi dedicada posteriormente ao mesmo Santo Agostinho e foi durante muitos séculos o lugar de último descanso dos arcebispos da catedral.
Atualmente os ingressos para a catedral para adultos são £17,00 e crianças e adolescentes abaixo de 17 anos atualmente com a entrada franca (gratuita).
A Catedral possui achados da época romana além de vídeos explicativos de como eram feitos a limpeza sanitaria da água na catedral, indumentários, relinquías históricas, existe também a biblioteca que conta com exemplares muito antigos, porém precisa de agendamento para visitar o local por motivo de conservação das obras…
Vale lembrar que as igrejas daqui possuem tumulos no chão ou nas paredes, ou seja, visitar uma catedral na inglaterra é visitar também um cemitério, você visita o local e poderá estar pisando em túmulo de pessoas que viveram no século 12, 13, etc…
Isso porque na Inglaterra as pessoas eram enterradas na igreja nas eras mais remotas, sendo comum encontrar pessoas enterradas lá do começo do século XX.
Outro ponto interessante é que achei as pessoas do século XVIII “muito confiadas”. Em diversas partes da catedral haviam rabiscos nas paredes datadas de 1700 e pouco …
Por isso é pedido que não se rabisque nomes nas paredes a fim de conservar o patrimônio, para vocês verem que não é de hoje que existem vândalos, e ainda as pessoas daquela época se incriminavam colocando seus nomes… olha a coragem!








Canterbury, tem jovens, e muitos, há uma população estudantil substancial, provocada pela presença da Universidade de Kent, Universidade Igreja de Cristo de Cantuária, a Faculdade de Artes Criativas, e a Universidade Americana – Cantuária. Permanece, no entanto, uma cidade relativamente pequena em termos de dimensão geográficas, quando comparada com outras cidades britânicas.
Ao redor da cidade existem destroços de um castelo fundado por William, o conquistador, de 1066, esse o acesso é gratuíto… O legal mesmo é caminhar alguns minutos e subir o pavimento com uma visão bem legal do centro.
Mais a frente há uma balsa veneziana para turistas passarem pelos canais da cidade, além de um pub e outras casas datadas da idade média, sim, isso mesmo de 1500, Shakespeare deve ter ido a muitos pubs por alí…
Geralmente essas casas antiguíssimas… converteram-se em pubs ingleses, e são geralmente de madeira pintada de branco e com as bordas pretas, indicativo de casa histórica e medieval, vale a dica… Elas geralmente possuem placas indicativas, vale as fotinhos.
https://www.canterbury-cathedral.org/visit/















Pouco conhecida pelos brasileiros, mas vale a pena a visita, imagina você encontrar uma cidade fundada por romanos em que vários povos viveram e foi e é um grande centro histórico inglés.

I hope you enjoy everthing I just wrote.
Take care and see you next time,
Bye!