Visitando o navio Mary Rose que afundou em 1545 e foi retirado do mar e colocado em exposição em 2016 para visitação em Portsmouth após um dos trabalhos mais árduos arqueológicos já efetuados pela profundidade que o navio encontrava-se.
Foram recuperados 19 mil objetos e restos mortais dos tripulantes.
Os destroços recuperados sobreviveram ao tempo devido a ter sido coberto por lodo marítimo.
Retrospectiva de retirada do oceano:
1982-1994 A Mary Rose foi pulverizada com água doce.
1995-2013 A Mary Rose foi pulverizada com polietilenoglicol.
2013-2016 O processo de secagem começa, com a Mary Rose em uma caixa quente.
2016 A Mary Rose está em uma condição estável, mas ainda requer controle climático constante.
Por quase três décadas desde que foi içado do Solent, o casco do Mary Rose – o carro-chefe de Henrique VIII com 500 anos – tem sido continuamente pulverizado, primeiro com água doce gelada para remover o sal e depois com polietilenoglicol (PEG), uma cera solúvel em água.
Um cachorro da raça Jack Russell terrier que tinha em torno de 18 meses (geralmente os navios contavam com animais como gatos e cachorros para caçar ratos).
Mais de 500 pessoas morreram no navio e foi o primeiro navio feito no reinado do rei casamenteiro Henry VIII.
Ah, e se você pensa que a tribulação estava desnutrida, está enganado, eles se alimentavam muito bem, mas tinham problemas nos quadris pelo excesso de peso que carregavam, raquitismo, e problemas dentários
Incrivelmente conseguiram retirar vestígios de sangue de utensílios usados para curar os feridos (bem rudimentares por sinal) mais de 400 anos depois… Nossa!
E foram achados muitas moedas de ouro nas cabines pessoais dos tripulantes, ou seja, Henrique VIII pagava muito bem seus combatentes.
Os tripulantes eram de origem britânica com descendência da Argeria e também do sul europeu, provavelmente Itália..
Foram colocados produtos para preservação da madeira que lembra muito o cheiro de óleo de peroba…
Atualmente cientistas da Universidade de Kent estão procurando uma fórmula para colocar dentro das madeiras para que se evite o desgaste pelo tempo prolongado submerso pela água do mar..
Existiam algumas réplicas de arco e flechas exatamente iguais os encontrados no navio, e são pesados..Não imaginava…🏹
Era a preciosidade do rei, e ele assistiu sentado junto a mulher de um dos superiores que encontrava-se no navio quando ele afundou…
O rei ficou muito triste com o acontecido porque era sua joia rara e desde sua criação em 1511 era melhor navio britânico de guerra, foram diversas vitórias contra a França. Dos 35 tripulantes que sobreviveram relataram que o navio afundou por um canhão disparado pelos franceses e pelo excesso de passageiros.
E a bebida encontrada a bordo? A boa e saborosa cerveja.🍻







