Palavra do Ano: Congruência

Nesse ano pude experenciar através de um curso de aprofundamento, estudos de termos psicológicos que realmente tiveram impacto em mim. Um desses termos foi a palavra Congruência: ser autêntico.

Quando uma pessoa é congruente, suas palavras, tom de voz e linguagem corporal estão alinhados. Assumindo o indivíduo uma postura mais segura e auto-confiante.

A auto-estima estará alinhada com os valores e crenças do indivíduo que estão claros nessa pessoa.

O que eu aceito e o que não. Princípios??? Considero que sim. Você tem clareza sobre os seus?

Isso auxilia a pessoa a entender melhor sobre o self instintivo (aquilo que eu sou) e o self ideal (aquilo que quero ser). E nesse balancear de ser e parecer, se tem o indivíduo tentando enquadrar-se em uma situação.

Se não sou de verdade, me torno uma pessoa escrava das próprias mentiras. Criando uma teia com o intuito de contar uma história, essa plausível, notória, camuflada. E esse conto me absolvirá de possíveis condenações e julgamentos, muitas vezes pelo esmero do tempo e de tão bem feito torna-se crível.

Pessoas congruentes são tão únicas no mundo, porque trabalham com a verdade de ser. Olhar a vida por seus olhos, não pelo dos outros demonstra riqueza de caratér, não fraqueza de alma.

Deixe um comentário