Por dentro de Londres: O Museu Britânico

“O tempo tem sua propria sabedoria”.

Na última quinta-feira, fui fazer um pequeno passeio em Londres, tinha compromissos para cumprir e um roteiro para fazer.

E como havia um tempinho disponível decidi visitar o Museu Britânico. Já tinha conhecido o Museu de História Natural, muito bonito e o de Ciências em 2023. Os dois ficam um ao lado do outro, perto do Kensington Gardens.

Mas esse Museu, o Britânico é considerado o melhor de Londres, pois possui muitas relínquias… muitas delas conseguidas durante o Império Britânico, na India, Egito..e até da Grécia antiga. E quanta informação para digerir.

O museu foi criado em 1753, e é conhecido por sua impressionante arquitetura, que inclui uma característica cúpula de vidro no Grande Pátio e uma majestosa escadaria.

O Museu possui acessibilidade nas laterais da entrada, assim como elevador para todos os andares no prédio.

Existem blocos bem diversificados dentro do Museu, e cada ala é ampla e minuciosamente organizada.

Abaixo o mapa do museu: https://www.britishmuseum.org/visit/museum-map

Mas talvez para amantes de história antiga, seja a história Egipcía o que mais chama atenção deste museu com suas múmias e achados encontrados nas pirâmides durante longos períodos de escavações.

Em uma das alas uma exposição de Picasso com seus quadros sendo apresentados para exibição entre os dias 07 de novembro de 2024 a 30 de março de 2025. Para acessar a exibição deve ser mediante pagamento.

https://www.britishmuseum.org/exhibitions/picasso-printmaker

A entrada para todas as salas de exibições são concendidas aos membros por valores de £49,00 libras até £158,00 libras com direito a acompanhantes dependendo do plano.

Porém, se consegue vislumbrar bastante coisa na opção gratuita do museu.
Em outra sala artigos da Persia, uma biblioteca milenar da Babilônia destruída em 612a.C, inclusive fragmentos das paredes do que foi possivelmente a Torre de Babel.

O busto de Alexandre o Grande, além de várias peças da Grécia Antiga que faz relembrar muito o desenho do Hércules da Disney, inclusive a estátua de Zeus, muito similar ao desenho da disney.

Tem-se até o Pegasus, cavalo de Hércules.

Múmias são mais de 120, algumas de quase 4 mil anos. E estão expostas ou encontram-se dentro dos sarcófagos. Além dos milhares de Deuses e artigos em exposição. Considerado o maior acervo fora do Cairo.
São contados 5 andares, imagina! E o melhor? É gratuito!

Algumas imagens do Cristainismo na Europa, alguns objetos datados do século 12.

Existiam muitos estudantes acompanhados por seus professores, muitos adolescentes franceses, espanhóis e claro britânicos. As visitas de classes estudantis são marcadas com antecedência pela escola e é concedido aos alunos tablets para aprenderem sobre os objetos apresentados.

https://www.britishmuseum.org/learn/schools/tablet-tours

E não é difícil encontrar guias explicando sobre os itens do museu em diversos idiomas utilizando de microfones portatéis para isso.

Para visitantes em geral é possível também a coleção on-line que permite acesso a quase quatro milhões e meio de objetos em mais de dois milhões de registros. Imagens de alta definição podem ser ampliadas e examinadas em detalhes.

https://www.britishmuseum.org/collection/

O Museu Britânico de Londres abre diariamente das 10h às 17h, sendo que na sexta-feira fica aberto até às 20h30. A última entrada no museu é permitida até às 16h45.

Em alguns feriados específicos, o museu pode ter horário de funcionamento diferente do habitual ou estar fechado. Portanto, é aconselhável verificar com antecedência se o museu estará aberto durante o período de sua visita.

Bom… mais um ticket bem investido… Londres nunca decepciona…

História humana daquilo que já passou, mas a humanidade sabiamente preservou.
Porque tudo aquilo que se foi, já possuiu vida um dia e por isso deve ser preservado para ser recontado tornando-se desta forma imortal.

Bye for now dear travelers! X

Deixe um comentário