Os quatro elementos e a Astrologia: O Fogo

Para a atrologia somos como um palco em que vários personagens eles atuam em diferentes situações, sendo assim somos seres complexos…

Os quatro elementos, que constituem o mundo e o nosso corpo, são: Água, Terra, Ar e Fogo.

Para o pscológo Carl Jung, contemporâneo de Freud, após anos de análise com seus pacientes em seu consultório, ele descobriu que existem quatro Funções Psíquicas que a consciência usa para fazer o reconhecimento do mundo exterior e orientar-se. Ele definiu as funções como: Sensação, Pensamento, Sentimento e Intuição – estas, junto com as atitudes de introversão e extroversão, representarão os Tipos Psicológicos.

Mas quais os signos que representam essas funções?

FOGO: intuição

Image by Freepik

ÁRIES – LEÃO – SAGITÁRIO

É o elemento do pionerismo. E com quem trocamos fogo?

Com quem amamos claro, o fogo da paixão. E com quem odiamos, o fogo do ódio. Aqui é 8 ou 80. O resto é pros fracos, brincadeiras a parte.

Eu não gosto de ti, eu sou louco, apaixonado por você. Eu não te desprezo, eu te odeio. Tipo assim!

Já dizia Cazuza típico Ariano, “Exagerado, jogado a teus pés eu sou mesmo exagerado, Adoro um amor inventado!”. Em uma conversa zodiacal entre dois elementos seria algo assim:

Fogo: Vamos fazer isso.

Outro elemento: Não, pode dar errado. Ninguém nunca fez.

Fogo: E daí?

Ousadia, espírito de luta, sim, esses são os típicos indivíduos fogosos. Lembram de quando Zazu vai dar limites para Simba (O rei Leão) e ele retruca: “Eu rio da cara do perigo”.

As pessoas do Fogo são rápidas, inteligentes e generosas e amam estar com os amigos, sua família e seus cônjuges; são amantes com grande paixão. Mais sensíveis do que parecem, podem ser cortados profundamente quando o carinho e a generosidade que dão não são apreciados ou retribuídos na mesma medida.

Os sujeitos dos signos de fogo não toleram ficar sem as melhores coisas da vida e estão preparados para trabalhar por elas. Eles podem ser arrogantes com aqueles que consideram inferiores. Os signos de fogo exemplificam alto astral, com uma grande fé em si mesmos, entusiasmo, força infinita e honestidade. Eles precisam de muita liberdade para se expressarem naturalmente.

Os signos de fogo tendem a ser impacientes com pessoas mais sensíveis ou gentis.

É o elemento mais brilhante, e a pessoa típica fogosa ela reluz, brilha, chama atenção.

Eles são movidos pela *intuição, que segundo o dicionário de Oxford é a faculdade ou ato de perceber, discernir ou pressentir coisas, independentemente de raciocínio ou de análise. Ou seja, dar significados pautáveis as coisas ou situações que acontecem na vida do indivíduo com um pouco mais de independência emocional.

Quebrei a perna, exemplo, “foi porque preciso tomar mais cuidado quando caminho”, são movidos por “pressentimentos”, “palpites” ou “inspirações”.

Eles odeiam receber ordem ou terem rotina fixa. A aventura é o tema principal da pessoa típico Fogo, mas precisamente filmes de ação, na qual o enredo é a vida dele/a. E quando apaixonados aqueles filmes românticos com tudo que tem direito: drama, paixão, romance, pitadas de aventura, e vai… tudo que a imaginação fantástica deles permitir.

São pessoas que necessitam de movimento e mais que tudo: Liberdade!

Geralmente são pessoas atrapalhadas, o típico elefante dentro de uma loja de porcelana.

O fogo detesta ser controlado, e frases como: você deve… você precisa… você tem que… acabam com pessoas deste elemento. E a frase… Você tem que ir... é um chamado a uma ação típica destes signos: Não vou não!

O fogo se relaciona com o mundo no momento presente sempre olhando para o futuro.

Mesmo sendo o elemento mais empolgado, é também o que mais desanima, diante de desafios grandes e, por conseguinte, desisti.

O elemento fogo só consegue o amadurecimento quando aprende a lidar com suas limitações e aprende a lutar para conseguir seus objetivos com mais perseverança. Perseverança e resiliência que estão mais presentes nos elementos das pessoas típicas de Água e Terra.

São pessoas muito sinceras, mas podem ser muito agressivas e grosseiras.

Gostam de projetos grandes, porém se perdem nos detalhes.

Estes signos estão associados à iniciativa, coragem e liderança. As pessoas dos signos de fogo não hesitarão em mergulhar de cabeça na vida, embora nem sempre consigam entender por que os outros não o fazem.

Quando acontece algo ruim com qualquer pessoa, geralmente, ficamos com várias indagações na cabeça, buscando respostas. Uma pessoa típica fogosa ela nem busca, ela já sabe intuitivamente o que aconteceu e o porquê aconteceu, e não fica pensando muito nisso. Aqui a sede por vida é muito grande, não pode se perder tempo.

Existe um otimismo muito grande nesses indivíduos, são os típicos “alma da festa” e gostam de estar nos centros das atenções, ou em casos mais escassos; pelo menos serem valorizados pela importância que julgam serem merecedores.

Referente aos signos:

1º Áries: é como um carneiro, cujos chifres são usados para lutar e abrir caminhos, bate com a cabeça para arrebentar qualquer coisa e assim consegue destruir para desbravar o que quer, é o guerreiro do zodíaco, o pioneiro, aquele que não têm medo de nada.

5º Leão: como o rei da selva, ele gosta de ser bajulado, ama que seu ego seja afagado é leal, mas também pode ser agressivo e atacar caso muito pressionado.

9º Sagitário: o único signo que é uma criatura mitológica, o centauro é um caçador, ele mira com a flecha em busca de seus objetivos e vai atrás do mais profundos saberes até alcançar suas respostas.

Bye bye everyone! .X

REFERENCES:

Arroyo, Stephen . Astrology, Psychology and the Four Elements. New Age Books, california, USA. 1975, p. 95-100.

Fenton, Sasha. The Magic of Astrology. 2021, p. 5-6.

Lessa, Elvina. A teoria dos tipos psicológicos. Disponível em: http://institutojunguianorj.org.br/a-teoria-dos-tipos-psicologicos/

Personare Cursos. Introdução a Astrologia.

Deixe um comentário