Os quatro elementos e a Astrologia: o Ar

AR: pensamento

GÊMEOS – LIBRA – AQUÁRIO

Image Freepik

Afinal, com quem trocamos ar?

Com todo mundo, por isso o ar é o elemento da comunicação e da sociabilidade. E acima de tudo o único dos elemento que é representado por humanos, ou seja são os signos da razão e por assim serem são os signos mais justos da roda zodiacal.

Na perspectiva de Carl Jung, a função Pensamento estabelece a conexão lógica e conceitual entre os fatos percebidos. As pessoas que utilizam o Pensamento fazem uma análise lógica e racional dos fatos: julgam, classificam e discriminam uma coisa da outra sem maior interesse pelo seu valor afetivo. Procuram se orientar por leis gerais aplicáveis às situações, sem levar em conta a interferência de valores pessoais, procuram ser imparciais em seus julgamentos.

O grupo intelectual, com a mente tendo precedência sobre a atividade física. Se precisar de uma ideia, procure as pessoas dos signos de ar.
Gêmeos e Libra são sociáveis, muitas vezes lidando com outras pessoas como parte de seu trabalho. Os aquarianos são ótimos em discussões profundas, amam contradizer quem quer que seja, mas precisam de tempo sozinhos para mergulhar em seu mundo interior e podem ocasionalmente perder o contato com a realidade.

Os seres do ar são excelentes comunicadores, mas podem achar difícil ter empatia pelos outros, principalmente se o outro vir com muita “asneira”!

Esses signos são da modalidade *Descomplica do zodíaco.
Inquietos e nervosos, os típicos seres do elemento ar precisam de uma saída para suas tensões. Os geminianos se preocupam com trivialidades e são chamados os “colecionadores de pessoas”, enquanto os librianos são diplomáticos, astutos e equilibrados, porém muito indecisos, já os aquarianos podem se tornar extremamente hostis quando as coisas não acontecem do jeito que querem, por isso são muito teimosos; mas são definitivamente os melhores amigos do zodiáco.

São três signos muito charmosos, e o poder deles de sedução está justamente nas palavras. Utilizam da inteligência para conseguirem o que desejam.

São signos que possuem uma “galera” muito diversificada, ou seja, um típico ar tem diferentes tipos de amigos que muitas vezes não condizem em nada com a personalidade deles. São os amigos de todo mundo, e geralmente não possuem “panelas” bem definidas. São engraçados por natureza, afinal, os signos da inteligência sabem rir de si próprios e fazem sacadas interessantíssimas sobre outras pessoas. Geralmente são pessoas bem atraentes aos olhos e claro… aos ouvidos!

A liberdade é a chave aqui!

Referente aos signos:

3º Gêmeos: São dois gêmeos ligados, seriam como duas personalidades. É o signo da contradição interna. Quem já viu nos desenhos a figura do anjinho bom e outro mau falando para o pato Donald o que ele deve fazer?!!! É assim que opera a cabeça do geminiano sempre com contrapontos instantâneos e ao mesmo tempo muita informação sendo processada a todo momento.

7º Libra: representado pela balança, é o signo mais pacifico e diplomático do zodíaco, como a balança ele pode ser ponderado, e interferir para harmonizar todas as situações, é um signo avesso a escândalos e ligado a estética. Porém, a justiça como a dos homens essa ainda continua cega.

11º Aquário: É representado por uma figura andrógina jogando um jarro com água que está dentro para fora, isso significa o ponto principal do signo: retirar o passado para dar espaço ao novo, ao avanço, ao futuro.

Por mais que são seres racionais, os seres de ar tem uma peculiaridade, eles se preocupam com o outro, gostam de deixar as pessoas confortáveis e mais que tudo procuram ser justos. Destes três irmãos, Libra fala do outro, por isso é o signo que abre os signos da coletividade (Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes), porque signos coletivos? Porque a partir de Libra começa-se a enxergar o outro, Libra fala do primeiro amor, do primeiro namoro, da fusão entre amor e consciência.

Antes de Libra o SER estava se desenvolvendo, por isso (Áries, Touro, Gêmeos, Cancer, Leão e Virgem) são mais voltados para si, primeiro EU depois o OUTRO. Engraçado o bastante um dos elementos mais “frios” é justamente o que fala sobre início do “nosso” do valor da reciprocidade.

Next week we going to learn more about the element that talk about our feelings. See ya! X

Para a atrologia somos como um palco em que vários personagens eles atuam em diferentes situações, sendo assim somos seres complexos…

Os quatro elementos, que constituem o mundo e o nosso corpo, são: Água, Terra, Ar e Fogo.

Para o pscológo Carl Jung, contemporâneo de Freud, após anos de análise com seus pacientes em seu consultório, ele descobriu que existem quatro Funções Psíquicas que a consciência usa para fazer o reconhecimento do mundo exterior e orientar-se. Ele definiu as funções como: Sensação, Pensamento, Sentimento e Intuição – estas, junto com as atitudes de introversão e extroversão, representarão os Tipos Psicológicos.

REFERENCES:

Arroyo, Stephen . Astrology, Psychology and the Four Elements. New Age Books, california, USA. 1975, p. 95-100.

Fenton, Sasha. The Magic of Astrology. 2021, p. 5-6.

Lessa, Elvina. A teoria dos tipos psicológicos. Disponível em: http://institutojunguianorj.org.br/a-teoria-dos-tipos-psicologicos/

Personare Cursos. Introdução a Astrologia.

Deixe um comentário