ÁGUA: sentimento
CANCER – ESCORPIÃO – PEIXES

Image by pikisuperstar on Freepik
Para iniciar, e quando encontramos Água no nosso corpo, quando ela se mostra?
A aguá se manifesta quando estamos intimamente afetados emocionalmente: por choro, suor, saliva ou quando estamos excitados.
E com quem trocamos líquido?
Apenas com que estamos intimamente ligados. Bingo! É assim que as pessoas típicamente água se relacionam com as pessoas, ou melhor com as pessoas bem próximas, intímas.
As pessoas da água precisam de tempo para compreender novas situações ou ideias porque estas precisam ser filtradas através dos seus sentimentos antes que possam avaliá-las.
Eles podem ser muito emotivos, mas mantêm seus sentimentos ocultos, “usando uma máscara de ferro” às vezes até de si mesmos, o que permite o acúmulo de ressentimentos que podem ser expressos em raiva inapropriada.
Seus entes queridos convivem com períodos de excitação sem limites ou depressões terríveis, pois são voluvéis. As pessoas da água se apegam fortemente àqueles que amam e só são mobilizados por aquilo que os atinge emocionalmente. O típico água não irá se comover por uma teória, na verdade para estimulá-lo precisa se tocar no coração, esqueça a lógica, o campo aqui é do sentimento.
A água é o mais enigmático dos elementos, e também o único que você consegue se ver refletido. Ele é enigmático porque é o único elemento que consegue se falsificar, ele pode virar gelo, vapor, ou ser estado líquido.
Para uma pessoa típica da água é fácil aprender sotaques ou trejeitos das pessoas, é comum as pessoas desse elemento absorver caractéristicas dos outros com muita facilidade.
A água é considerada um dos elementos, ou melhor, o elemento mais resiliente. Quando alguém típico de água deseja algo, nada no mundo consegue detê-lo, justamente porque são seres silenciosos, eles não alardeiam seus planos, tudo é dentro, guardado a sete chaves.
Quando ele vê que não ganhará a luta, pode recuar, se retrai e depois vêm com ondas como de um Tsunami, lutando por aquilo que deseja.
Ele também é o único elemento que consegue destruir todos os outros sem que quase nada ou nada o aconteça. A água apaga o fogo, você não pode respirar embaixo d’água, ou seja não há ar, você não pode segurar a água, mesmo o gelo derrete em temperatura ambiente, assim mesmo sendo um elemento de fácil dominação externa, ele não se deixa internamente se dominar.
Existe um texto chinês do século 11 que diz: “Entre todos os elementos, o Sábio tomaria a água como seu preceptor. A água é subida mas conquista tudo. A água extingue o fogo ou, vendo que pode ser derrotada, escapa como vapor e toma nova forma. A água carrega a terra macia ou, quando desafiada pelas rochas, procura um caminho em torno… Satura a atmosfera de modo que o vento morre. A água cede passagem para os obstáculos com uma humildade enganadora, pois nenhum poder pode impedi-la de seguir o seu caminho traçado rumo ao mar. A água conquista submentendo-se, nunca ataca mas sempre ganha a última batalha” John Blofeld (Arroyo, 1975, p. 98).
A água percebe o mundo no momento presente, porém é o elemento mais preso ao passado, principalmente os signos de Cancer e Escorpião.
Peixes por ser o mais compassivo entre os três, do tipo, “as pessoas são assim mesmo, diferentes” muitas vezes ativa o modo Dolly (lembra do Peixe de procurando Nemo, “esquecido”) e dessa maneira consegue seguir em frente, mesmo tendo a memória de peixe, as memórias são processadas em um arquivo secreto interno assim como os outros dois signos do elemento água. Para Cancer e Escorpião caso magoados em sentimento tem dificuldade quase perene de esquecer o que lhes aconteceu em 1920! (O people aqui é bruto!).
São signos mais voltados as lembranças e por isso tem tendência a mágoa, na verdade os três signos possuem essa caractéristica nada secreta.
Referente aos signos:
4º Cancer o caranguejo quando o animal caranguejo quer uma presa, ele observa a isca, e vai andando de lado, “como quem não quer nada”, se esconde no primeiro perigo a vista, e quando se sente seguro ele agarra a isca. Porém, depois que ele agarra a isca, é mais fácil arrancar a pata do caranguejo que tirar a isca dele.
8º Escorpião é um signo que no menor sinal de perigo te pica, e o veneno é letal. Ele anda melhor em terreno pedregoso que plano, ou seja, dificuldades é com ele mesmo. Diante das maiores atribulações da vida o Escorpião pode ir do mais ímpio estado de desilusão, mas consegue ressurgir como uma Fênix das cinzas. É um signo que é correspondente ao animal escorpião e em um sentido mais desenvolvido a ave Fênix.
12º Peixes, esqueça o termo Peixe, o signo se chama Peixes, assim mesmo no plural, e corresponde a um cardume, ou seja, o signo mais escapista do zodíaco é como espuma no mar, ele escapa das mãos, por isso se deve segurar nas duas extremidades para prendê-lo, porém lembre-se você pode pegar um peixe, mas jamais o cardume inteiro.
São os únicos dos elementos que são todos animais, ou seja, existe nesses indivíduos um instinto que se assemelha a de animais, e animais primitivos, afinal estamos falando de um caranguejo, escorpião e peixes. É o elemento mais conectado ao instinto da natureza.
Eles sentem tudo nos ossos… Existe um perigo, eles sentem nas entranhas, não é racional é extremamente instintivo, há uma conexão intríseca com a natureza que difere-se de todos os outros elementos. É como se farejassem o perigo a distância e sentem nos ossos “tem alguma coisa errada, mas não sei o que é“. O típico água dá muita importância a esse senso de perigo e é dos elementos o mais conectado ao próprio corpo. Ah, e outra peculiaridade mesmo sendo os signos do sentimento, os signos aquáticos tem dificuldade de expressar o que estão sentindo, e quando precionados ficam mudos ou não falam nada com nada. O problema deles estar no comunicar-se falando verbalmente. Nossa, mas eu estou sentindo tanta coisa, e agora como expressar?
Reflexão: Me explique o amor? Me diga o que você sente pela pessoa que você mais quer bem no mundo?
A voz embarga, existe um silêncio momentâneo, existe um salivar, porque a língua ela trava, e o coração ele já não se comporta como deveria. Os músculos do corpo se retraem. E aí como você explicaria um sentimento? Difícil, hein?!

Next week we going to learn more about the element that talk about our sensation. See ya! X
REFERENCES:
Arroyo, Stephen . Astrology, Psychology and the Four Elements. New Age Books, california, USA. 1975, p. 95-100.
Fenton, Sasha. The Magic of Astrology. 2021, p. 5-6.
Lessa, Elvina. A teoria dos tipos psicológicos. Disponível em: http://institutojunguianorj.org.br/a-teoria-dos-tipos-psicologicos/
Personare Cursos. Introdução a Astrologia.