TERRA: sensações
TOURO – VIRGEM – CAPRICÓRNIO

E por fim, com quem trocamos o elemento terra (corpo-orgãos)?
É o elemento que menos se intercâmbia com os outros, a terra é desconfiada por natureza, prudente, mas com um aspecto mais aspero e mais individualista, por isso é o elemento que definitivamete escolhe com quem DEVE se relacionar e o PORQUÊ deve se relacionar.
A terra é o elemento das posses, por isso são os signos mais possessivos e controladores do zodiáco. Apesar dos cinco sentidos serem bem ativados nesses individuos: paladar, olfato, tato, audição e visão, são pessoas que precisam tocar, sentir as coisas e pessoas, precisam de um contato direto, porém não são sentimentais tal como o elemento água, existe uma ideia intríseca da palavra “manter” nesses indivíduos.
Na verdade quando uma pessoa típica terra não possui muita água no mapa, geralmente pode ter ataques ou surtos de fúria repentinos por não saberem lidar com as emoções. Pessoas do elemento fogo que possuem bloqueio de água, podem possuir essa característica também.
A terra não é sonhadora, ela é pragmática e até um pouco melancólica e pessimista por natureza.
Práticos, diligentes e trabalhadores, os terrestres costumam ficar mais felizes quando fazem algo útil.
Eles são confiáveis; embora demorem um pouco para resolver as coisas, eles geralmente fazem o que dizem que farão. Astutos e cautelosos, essas pessoas precisam de segurança material e emocional e aguentam muita coisa para conseguir o que desejam. Tirando Touro que é o signo mais associado a “sol e água fresca”, afinal um típico taurino não gosta de passar trabalho na vida, por isso é acusado injustamente de ser “acomodado”; Virgem e Capricórnio sabem que nada na vida se consegue fácil, por isso tem a tendência a serem mais prudentes, mas ao mesmo tempo são determinados em busca de seus objetivos, eles não se recusam a enfrentar novos desafios para conseguir o que desejam, nem que isso afete sua rotina diária, como viagens para outros lugares para adquirirem planejamento de carreira.
E olha que o típico terra é louco por rotina! Estabilidade, estabilidade, pleaseee!
A terra muitas vezes parece possuir valores mesquinhos, mas isso muitas vezes é movido pelo sentimento do medo da pobreza.
A “mundanidade” do povo da terra se mostra em sua sensualidade, e eles também têm uma veia criativa. Tímidos e sensíveis, os signos de terra se apegam às suas famílias e mantêm os estranhos à distância caso transpareçam serem hostis.
Mas relativo a seus amigos, eles são leais, a menos que os tipos de amigos sejam dependentes. Eles amam cuidar, mas aqui com esses seres terrestres… eles colocam qualquer um na linha! É a típica frase: “aqui ninguém se cria…”
Ah, e são as pessoas mais voltadas para a pergunta: “O que você está fazendo?”
A função sensação é a função dos sentidos, a função do real, a função que traz as informações (percepções) do mundo através dos órgãos do sentidos. Pessoas do tipo Sensação acreditam nos fatos, têm facilidade para lembrar-se deles e dão atenção ao presente.
São pessoas conectadas ao corpo, porém com um pouco menos de intensidade que as pessoas do elemento água. Além dessa conexão com o corpo existe uma percepção maior da natureza, dos animais, da fauna e da flora. Eles são seres da Terra alinhados com tudo que nela possui.
Seres terrestres têm enfoque no real e no concreto, são voltadas para o “aqui e agora”, são os únicos do elementos que vivem literalmente na Terra de corpo e alma!
E costumam ser práticos e realistas. Preocupam-se mais em manter as coisas funcionando do que em criar novos caminhos.
Eu preciso tocar, sentir para existir.
Referente aos signos:
2º Touro: É um animal robusto e por mais que seja pacato, é um dos mais perigosos dos animais do zodíaco, afinal seu ataque é mortal, já viram as touradas? É o típico Touro Ferdinando. Lembram do desenho? Ele pode amar cheirar as flores e perder-se na inércia da vida, porém quando é confrontado vira um bicho!
6º Virgem: É representado por uma mulher que demonstra além da graciosidade feminina, a característica do cuidar típico do signo. É o inspetor do zodíaco, e ninguém escapa da língua afiada deste signo com seu senso apurado de organização. Amélia não era mulher de verdade?
10º Capricórnio: É a cabra da montanha, faça chuva, faça sol a cabra está subindo a montanha para chegar ao topo, ela é lenta, mas tem um objetivo e ela vai conseguir chegar ao cume da montanha. Mesmo, em muitas vezes, ela cogitar em desistir…pensa, pensa, pensa, no final continua, e chega!

Have a lovely weekend guys,
See ya then! X
Para a atrologia somos como um palco em que vários personagens eles atuam em diferentes situações, sendo assim somos seres complexos…
Os quatro elementos, que constituem o mundo e o nosso corpo, são: Água, Terra, Ar e Fogo.
Para o pscológo Carl Jung, contemporâneo de Freud, após anos de análise com seus pacientes em seu consultório, ele descobriu que existem quatro Funções Psíquicas que a consciência usa para fazer o reconhecimento do mundo exterior e orientar-se. Ele definiu as funções como: Sensação, Pensamento, Sentimento e Intuição – estas, junto com as atitudes de introversão e extroversão, representarão os Tipos Psicológicos.
REFERENCES:
Arroyo, Stephen . Astrology, Psychology and the Four Elements. New Age Books, california, USA. 1975, p. 95-100.
Fenton, Sasha. The Magic of Astrology. 2021, p. 5-6.
Lessa, Elvina. A teoria dos tipos psicológicos. Disponível em: http://institutojunguianorj.org.br/a-teoria-dos-tipos-psicologicos/
Personare Cursos. Introdução a Astrologia.