The Globe: O teatro de Shakespeare em Londres

Um pouquinho de um passeio muito legal no The Globe em Londres.
O Globe Theatre é um teatro localizado na região de Blackside próximo ao rio Tâmisa e aos antigos estaleiros navais.
Sua história é peculiar e fascinante: embora reconstruído não há muitas décadas atrás, foi inspirado no The Globe de 1599 tendo como um dos colaboradores diretos o renomado dramaturgo William Shakespeare.

Quando Shakespeare nasceu em 1564 existiam vários grupos de atores amadores.
Nessa época exitia a companhia de teatro Lord Chamberlain’s Men criada em 1603 e que tinha como um dos atores Willian Shakespeare.

Nessa época a ponte de Londres, a London Bridge, funcionava como “Shopping” porque abrigava várias lojas em sua extensão.

Como o próprio nome sugere, o Globe possuía formato circular e, segundo estimativas, podia acomodar até 3 mil pessoas. Sua reconstrução moderna foi baseada em registros e desenhos do século XVI, com a estrutura seguindo o mesmo estilo arquitetônico utilizado por Peter Street, mestre carpinteiro da era da rainha Elizabeth I.
Naquele período, havia um grande fascínio pela cultura da Roma e da Grécia antigas. Por isso, diversos elementos clássicos foram incorporados à arquitetura do teatro.

No teto, por exemplo, estão representados os 12 signos do zodíaco, o sol ao centro e, nas bordas, estrelas simbolizando o céu. O palco representava a Terra, enquanto os atores encenavam os papéis da vida. Já a área abaixo do palco era vista como o submundo.
Na época de Shakespeare, a ciência ainda engatinhava, e inúmeras pessoas acreditavam em fenômenos sobrenaturais. O teatro não contava com luz elétrica, sendo iluminado pela luz do sol e, eventualmente, por velas ou candelabros.
As peças serviam como parâmetro para a recepção do público às obras de Shakespeare: se o público gostava, aplaudia e ria; caso contrário, vaiavam e, segundo relatos, às vezes até jogavam comida. No entanto, o guia do teatro afirma que há apenas um registro disso.

Thomas Plotter um viajante suiço visitou The Globe em setembro de 1599 e escreveu sobre sua experiência no teatro, porém não ficou claro seu tamanho.

Valores pagos para assistirem as peças poderiam ser de 1 penny, (como se fosse centavos em moeda brasileira), valor esse pago para serem acompanhada a peça, em pé na frente do palco. Para assentos o preço variava.

Shakespeare participou de algumas companhias de teatro, cujo os nomes mudaram com o passar dos anos, sendo finalmente intitulada The King’s Men, o que é interessante já que o rei James I… era um grande admirador do autor. O Mercador de Veneza era, inclusive, sua peça favorita. Atores começaram a ganhar respeitabilidade nessa época. Antes disso, eram frequentemente expulsos das cidades com chicotes, considerados hereges e desordeiros.

Em uma terça-feira dia 29 de junho de 1613 o teatro sofreu um incêndio. Haviam 3 mil pessoas, felizmente ninguém saiu ferido. O incêndio iniciou-se no telhado, e devido aos artifícios utilizados nas peças como canhões, e outros instrumentos para darem contrastes ao que era interpretado; demorou-se muito tempo para que as pessoas percebessem o que estava acontecendo.

O novo The Globe custou por volta de £1400,00 libras para ser construído, o que foi duas vezes mais que o custo do primeiro teatro feito em 1576 em Londres.

Algumas curiosidades do The Globe, incluem que os atores eram todos homens, e geralmente os papéis feito para mulheres eram interpretados por atores mais jovens.

Durante a peça eram tocados instrumentos musicais, e era um dos requísitos que os atores fossem musicos também.

Muitos anos se passaram, infelizmente o novo The Globe também deixou de existir, foi então que o ator e diretor Sam Wanamoker criou em 1936 em Ohio, Estados Unidos o The Globe, fascinado pela obra de Shakespeare.

E em 1949 buscou em Londres resquícios sobre o escritor. Chegando a capital inglesa encontrou apenas uma placa de bronze em Southwark.

Ele escreveu depois que se precisava de algo mais substancial que aquilo. Sendo assim, criou um projeto para reconstruir o teatro, com o auxílio de Theo Crosby, o projeto era ousado, seria construído como o original do século XVI.

Bom, hoje turistas possuem o benefício de desfrutarem de algo que foi um sonho e que tornou-se substancial, tal como Wanamoker tanto queria.
Nos arredores do teatro, encontra-se a belíssima Ponte de Londres e, ao fundo, a Torre, além de várias lojas, restaurantes próximos a essa área tão interessante de Londres.

Espero que tenham gostado.

Existe uma frase de Shakespeare que fala ” O mundo inteiro é um palco e todos os homens e mulheres são apenas atores”.

Do you agree with it?

Deixe um comentário